MOSQUITOS

20190827094334.jpeg

Popularmente conhecidos como  mosquitos, pernilongos ou muriçocas.

 

São insetos que compõem um grupo com cerca de 3.500 espécies, são adaptados aos mais diversos ambientes, desde altitudes acima de 3.000 metros, em florestas às áreas urbanizadas.

 Muitos mosquitos são transmissores de doenças ao homem e a outros vertebrados e são atraídos por calor, por CO2 e ácido láctico que são liberados nos ambientes.

O incômodo e o desconforto não são os únicos inconvenientes causados pela presença e a atividade dos mosquitos. O papel destes insetos na transmissão de inúmeras doenças como filariose, malária, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leishmaniose e as encefalites é uma preocupação muito mais séria. A capacidade de reprodução e a facilidade de dispersão dos mosquitos são características essenciais e fundamentais para a ocorrência de epidemias destas doenças.

A água é fator essencial para o seu desenvolvimento, sendo que qualquer porção de água, doce, com pouco sal, limpa ou poluída, em grandes ou pequenos reservatórios, em buracos, em árvores, em plantas aquáticas e ornamentais, ou em quaisquer depressões é suficiente para ser utilizada por eles.

Mosquitos adultos podem viver por mais de dois meses e as principais espécies de importância sanitária são os anofelinos transmissores da malária humana e os culicídeos (maior subfamília com 34 gêneros e cerca de 3.500 espécies). Do gênero Aedes, as espécies A. aegypti, A. albopictus e A scapularis são responsáveis pela transmissão da dengue e febre amarela urbana e encefalites.

 

A aegypti atualmente é responsável pela transmissão da febre chikungunya e o zika.

Locais onde comumente encontramos A. aegypti:

» Recipientes que acumulam água sem vedação;
» Abrigos de animais domésticos
» Ralos sem os devidos cuidados
» Áreas de Jardins;
» Pomares;
» Quintais;
» Piscinas;
» Subsolos e Garagens;
» Locais com acumulo de material em desuso armazenado de forma incorreta;

 

aedes-mosquito-dengue-1-removebg-preview
_116897891_1-removebg-preview.png