ROEDORES

caoa_julgamento_dos_ratos_widexl.jpeg

Os ratos são mamíferos da Ordem Rodentia, e têm esse nome em função do hábito de roer, pois, precisam desgastar os dentes incisivos, que crescem continuamente.

Os ratos são mamíferos da Ordem Rodentia, e têm esse nome em função do hábito de roer, pois precisam desgastar os dentes incisivos, que crescem continuamente. Convivem com os seres humanos desde os tempos mais remotos. São mais de 2.000 espécies espalhadas pelo mundo. Possuem uma capacidade impressionante de adaptação aos ambientes. Os sentidos da audição, olfato, paladar e tato são muito desenvolvidos. Não enxergam bem, de modo que utilizam pouco a visão em seus deslocamentos.

Por causa do hábito de roer, podem causar prejuízos em instalações elétricas, ocorrendo em alguns casos curtos-circuitos que podem levar a incêndios. Ratos são responsáveis pela transmissão de diversas enfermidades. Isso acontece por causa de pulgas ou parasitas que eles carregam, capazes de transmitir a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas e micoses, dentre outras. Podem contaminar alimentos, quando em contato, e transmitir doenças, pois com frequência demarcam um território deixando urina ou fezes nas proximidades.

Roedores possuem habito de explorar os ambientes ao redor, porém, em condições normais, não percorrem grandes distâncias. No ambiente urbano, esses movimentos variam entre 30 e 50 m para ratos e ratazanas e 3m para camundongos. E seu horário de maior atividade é durante a noite; dormem durante todo o dia. A atividade máxima da colônia se dá cerca de três horas após o pôr do sol.


No Brasil, três espécies domiciliares apresentam grande importância:
As ratazanas: Rattus norvegicus.
Os ratos de telhado ou rato preto: Rattus rattus
Os camundongos: Mus musculus.


De modo geral, se multiplicam de maneira muito rápida e, enquanto houver alimento, água, abrigo e aquecimento disponíveis, continuarão aumentando o tamanho da colônia.
 

ratt-removebg-preview.png
rato-1050531905-removebg-preview.png