BROCAS

a3e8af4a2c622b4dfff1f36897e4b280.jpeg

É uma espécie urbana conhecida por danificar móveis. São os únicos capazes de digerir celulose, enquanto as outras espécies apenas ingerem e jogam fora.

images__3_-removebg-preview.png
broca-lyctus-brunneus-removebg-preview.p

Anobium punctatum
A broca de madeira da espécie Anobium punctatum é um besouro da família Anobiidae. É uma espécie urbana conhecida por danificar móveis. São os únicos capazes de digerir celulose, enquanto as outras espécies apenas ingerem e jogam fora. As brocas de madeira dessa espécie possuem hábitos alimentares variados. Alguns têm preferência pela madeira antiga, que muda a sua composição após o envelhecimento.

Tamanho: Cerca de 2.7 a 4.5 mm
Cor: marrom escuro
Reino: Animalia
Ordem: Coleoptera
Classe: Insecta
Espécie: Anobium punctatum
Família: Anobiidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Os adultos não se alimentam; eles apenas se reproduzem. Na fase de larva, as brocas de madeira comem a peça até atingir 7mm. Levam até 8 semanas nessa atividade de nutrição para o desenvolvimento.
HABITAT: No passado habitavam a madeira seca e morta de árvores. Hoje encontram-se em número reduzido no ambiente selvagem. Adaptaram-se bem aos centros urbanos, explorando a madeira antiga encontrada em edifícios e móveis.

IMPACTO: Criam buracos nas estruturas e peças de madeira.

PREVENÇÃO: Proteção da madeira com aplicação de produtos específicos contra brocas de madeira.

Lyctus brunneus
A broca de madeira da espécie Lyctus brunneus é um besouro da família Bostrichidae. A espécie é conhecida como besouro do pó marrom ou besouro marrom de Lyctus. Vive na madeira. São freqüentemente encontrados em ambientes naturais, mas também em armazéns, museus, residências, onde infestam móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeira artesanal.

Tamanho: De 3.0 a 7.0 mm
Cor: marrom escura
Reino: Animalia
Ordem: Coleoptera
Classe: Insecta
Espécie: Lyctus brunneus
Família: Bostrichidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Alimentam-se apenas de madeira. Procuram objetos que contenham madeira rica em amido. Esse elemento, inclusive, define o local de depósito dos ovos das brocas de madeira desta espécie.
HABITAT: Esta espécie de broca de madeira é encontrada em área silvestre e urbana, principalmente em residências, armazéns e museus.

IMPACTO: Criam buracos nas estruturas e peças de madeira.