VESPAS E MARIMBONDOS

abelhas.jpeg

Uma picada pode gerar problemas sérios para pessoas sensíveis como alergias, coceiras e inchaços, além de outros sintomas graves como dificuldade de respirar, tontura, desmaio e até o mais grave de todos: choque anafilático.

Paulistinha (Polybia paulista):
Vespa encontrada principalmente na região sudeste do Brasil. Essa espécie de vespa ganhou destaque internacional quando cientistas descobriram em seu veneno a substância MP1, que possui alto poder de danificar células do câncer.
Tamanho: Cerca de 1,5 cm
Cor: preta
Reino: Animalia
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Espécie: Polybia paulista
Família: Vespidae
Filo: Arthropoda

DIETA: A vespa paulistinha captura lagartas e leva para o ninho para alimentar suas larvas. Podem se alimentar também de insetos e animais mortos.
HABITAT: A vespa constrói ninhos fechados geralmente em solos. Essas fortalezas são feitas de fibras de troncos e galhos de madeira morta.

IMPACTO: As vespas podem causar problemas de saúde para pessoas alérgicas a picadas. Pode causar até morte em casos extremos. Podem propagar danos causados por outras pragas e enfermidades.
 

vespa-cancer-removebg-preview.png

Marimbondo cavalo: (Pepsis fabricius)
Esta espécie de marimbondo captura aranhas que servem de alimento para suas larvas. Elas utilizam os órgãos não vitais do aracnídeo para se desenvolverem. O marimbondo não é agressivo e ataca somente para se defender.
Tamanho: 10 a 15 mm
Cor: marrom escura
Reino: Animalia
Ordem: Hymenoptera
Classe: Insecta
Espécie: Pepsis fabricius
Família: Pompilidae
Filo: Arthropoda

DIETA: Os marimbondos se alimentam de insetos vivos e mortos. Eles paralisam a vítima sem matar para alimentar suas larvas. Nutrem-se também de néctar e pólen.
HABITAT: Estão localizados tanto em ambientes de clima subtropical quanto tropical. Podem criar seus ninhos tanto em desertos quanto em matas.

IMPACTO: Podem causar problemas de saúde em pessoas alérgicas. Causam morte em casos extremos. Não são animais agressivos, apenas se defendem quando são atacados.

Dedetizadora-Porto-Alegre-de-Marimbondo-