CARRAPATOS

carrapato.jpeg

Carrapatos são animais que se alimentam de sangue (hematófagos) pertencente ao grupo dos Aracnídeos e a ordem Acari, são de pequeno tamanho medindo de poucos milímetros a 2cm, dependendo da espécie e da fase de desenvolvimento que se encontram.

Podem ser encontrados em diversas áreas com vegetação presente ou se abrigando em estruturas edificadas.

Carrapatos são animais que se alimentam de sangue (hematófagos) pertencente ao grupo dos Aracnídeos e a ordem Acari, são de pequeno tamanho medindo de poucos milímetros a 2cm, dependendo da espécie e da fase de desenvolvimento que se encontram. Podem ser encontrados em diversas áreas com vegetação presente ou se abrigando em estruturas edificadas.

O sangue sugado dos hospedeiros, pelos carrapatos, tem a função de nutrir os indivíduos e nas fêmeas já fecundadas também contribui para a maturação dos ovos. Cada fêmea pode dar origem a mais de 4000 ovos, que serão depositados no solo e darão origem a uma nova geração, desta forma dando continuidade a um processo de infestação do ambiente.

Os carrapatos através de suas picadas são responsáveis pela transmissão de diversos agentes patogênicos que poderão provocar doenças tanto em animais quanto no ser humano.

No homem doenças como Doença de Lyme e Febre Maculosa podem resultar em sérias consequências, debilitando o doente e em situações em que o diagnóstico é tardio podem inclusive levar a morte.

Além das doenças associadas a transmissão de microrganismos pelos carrapatos, as suas picadas podem provocar processos alérgicos devido a substâncias presentes em sua saliva e também causar anemia em seus hospedeiros devido ao grande consumo de sangue feito de maneira intensa e por longos períodos.

A saber as espécies que tem uma interação com o ser humano em áreas urbanas e rurais:
Rhipicephalus sanguíneos – carrapato do cão
Amblyomma cajennense s.s. / Amblyomma sculptum – carrapato estrela
Amblyomma aureolatum.

 

carrapato-1146121907-removebg-preview.pn
carrapatos-removebg-preview (1).png