BARATAS
Uma das pragas que causa maior repulsa nos seres humanos é a barata. Existem mais de 4.000 espécies e apenas 1% são consideradas pragas urbanas.
As baratas consideradas pragas são conhecidas transmissoras de doenças. Diversas enfermidades podem estar associadas à presença delas nos mais diversos ambientes.
Em áreas urbanas são encontradas principalmente 2 espécies:
Blattella germanica, conhecida como barata francesinha ou alemãzinha.
Espécie medindo de 2 a 15mm, com o ciclo reprodutivo rápido. É comumente encontradas em cozinhas e em outros ambientes que possam oferecer abrigos como frestas e fendas.
Possuem coloração caramelo, vivem em média 130 dias, depositando aproximadamente 250 ovos durante sua vida adulta.
Carregam em seus corpos bactérias e outros Micro-organismos que podem causar infecções e alergias.
Consomem alimentos de origem animal e vegetal e são muito atraídas por gordura. Por possuírem corpo achatado tem preferência por se abrigarem em frestas e fendas onde se mantém aglomeradas.
Possuem odor característico, perceptível em grandes infestações.
São insetos com comportamento noturno, e se utilizam deste período para buscar alimento e se reproduzirem. Ao perceber presença frequente de baratas durante o dia, pode ser sinal de alta infestação.
Periplaneta americana, conhecida como barata de esgoto ou voadora.
As baratas apresentam metamorfose incompleta e se reproduzem de maneira rápida. Dependendo da espécie, atinge em até 60 dias a fase adulta. As fêmeas depositam ovos dentro de ootecas, contendo dezenas de ovos cada.